segunda-feira, 4 de junho de 2012

Criando Um Portfólio


Criando um portfólio



Atividade 1.1 – Quem sou como professor aprendiz

Atividade 1.2 – Registrando sua própria reflexão de como a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade e o papel do professor nesse desafio;


Ser professor é se atualizar sempre, está aberto as novas práticas, buscando inovar seus conhecimentos e desenvolvendo diferentes meios de ensinar criando melhores condições de aprendizagem dos alunos. Para que isso aconteça, o professor precisa estar constantemente em curso de formação, compartilhando o que aprendeu. Não adianta termos resistência, a sociedade e a profissão exige essa busca constante.



Atividade 1.3 – Refletir sobre como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizarem as tecnologias no seu cotidiano;



Os esforços dos professores a participarem de formação em Tecnologia Digital na sala de aula estão se transformando sonho em realidade. Alguns anos anteriores havia computadores somente em grandes empresas, para os trabalhos administrativos e agora está se expandindo em todos os lugares. Não tínhamos ideia que haveria chance de se ter tecnologia na rede publica de ensino e está se tornando campo mais abrangente. Embora os profissionais sentem eufórico com a chegada de máquinas e eles ainda não conseguiram capacitação para todos, mas o esforço e boa vontade é o que mais se mostra entre todos.

A visão que tinha de melhorar o aprendizado dos alunos e fazer parte de um profissional qualificado está se tornando realidade. Pois quando a escola se coloca diante dessa perspectiva abrange todos os que fazem parte dessa ideia inovadora.







Atividade 1.4 – Contribuições das tecnologias na escola em que trabalho, integração pedagógica com o currículo;



Atividade 1.5 – Mapa conceitual de aprendizagem



Atividade 2.1 – Experiência de navegar livremente



Atividade 2.2 – Coisas Importantes e Significativas no hipertexto



Atividade 2.3 – Impressões sobre Experiência de Navegação - A Importância das Comunicações em Rede

Atividade 2.4 – Plano de aula

Disciplina Envolvida: Ciências – Meio Ambiente

Público Alvo: Alunos do 4º ano



Período de Execução: 01 aula



Objetivo:Interagir com a tecnologia, acessando Hipertextos e Hipermídias para conhecer e familiarizar-se com as novas tecnologias.

Descrição da Atividade:



Fomos para o laboratório de informática após a explicação da aula:

1. Pesquisar com a turma o tema Meio Ambiente“ Por Um Mundo Melhor"

2. Navegar no site Wikipédia, acessando os links sobre preservação do Meio Ambiente

3. Acessar se necessários outros sites relacionados ao tema e navegar pelos hipertextos para aprofundar conhecimentos sobre as ações desenvolvidas para a preservação.

4. Após a pesquisa realizada, foi confeccionado um Portfólio (pasta)com as dicas; como podemos contribuir para mantermos o meio ambiente preservado.

Listar vários hiperlinks relacionados ao assunto.

Foi uma aula muito interessantes onde todos puderam participar e contribuir.

A avaliação foi feita por observação da participação e o envolvimento dos alunos.









Atividade 2.2 O que é Hipertexto


HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto.

Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, em muitas ordens diferentes. O hipertexto pode remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto, exatamente como fazemos uma pesquisa de determinado assunto novo em uma enciclopédia. Dizemos que esse é um texto linear, porque não há uma linha única para seguir ao lê-lo, mas, sim, muitos caminhos possíveis.

Ler e escrever hipertextos pode ter muitas e diversas implicações para a forma como apresentamos as coisas, como compreendemos o que estudamos e como apresentamos o que sabemos.

Hipertexto refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens.

Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/


http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto