segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade 2.2 O que é Hipertexto


HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto.

Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, em muitas ordens diferentes. O hipertexto pode remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto, exatamente como fazemos uma pesquisa de determinado assunto novo em uma enciclopédia. Dizemos que esse é um texto linear, porque não há uma linha única para seguir ao lê-lo, mas, sim, muitos caminhos possíveis.

Ler e escrever hipertextos pode ter muitas e diversas implicações para a forma como apresentamos as coisas, como compreendemos o que estudamos e como apresentamos o que sabemos.

Hipertexto refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens.

Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/


http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário