segunda-feira, 4 de junho de 2012

Criando Um Portfólio


Criando um portfólio



Atividade 1.1 – Quem sou como professor aprendiz

Atividade 1.2 – Registrando sua própria reflexão de como a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade e o papel do professor nesse desafio;


Ser professor é se atualizar sempre, está aberto as novas práticas, buscando inovar seus conhecimentos e desenvolvendo diferentes meios de ensinar criando melhores condições de aprendizagem dos alunos. Para que isso aconteça, o professor precisa estar constantemente em curso de formação, compartilhando o que aprendeu. Não adianta termos resistência, a sociedade e a profissão exige essa busca constante.



Atividade 1.3 – Refletir sobre como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizarem as tecnologias no seu cotidiano;



Os esforços dos professores a participarem de formação em Tecnologia Digital na sala de aula estão se transformando sonho em realidade. Alguns anos anteriores havia computadores somente em grandes empresas, para os trabalhos administrativos e agora está se expandindo em todos os lugares. Não tínhamos ideia que haveria chance de se ter tecnologia na rede publica de ensino e está se tornando campo mais abrangente. Embora os profissionais sentem eufórico com a chegada de máquinas e eles ainda não conseguiram capacitação para todos, mas o esforço e boa vontade é o que mais se mostra entre todos.

A visão que tinha de melhorar o aprendizado dos alunos e fazer parte de um profissional qualificado está se tornando realidade. Pois quando a escola se coloca diante dessa perspectiva abrange todos os que fazem parte dessa ideia inovadora.







Atividade 1.4 – Contribuições das tecnologias na escola em que trabalho, integração pedagógica com o currículo;



Atividade 1.5 – Mapa conceitual de aprendizagem



Atividade 2.1 – Experiência de navegar livremente



Atividade 2.2 – Coisas Importantes e Significativas no hipertexto



Atividade 2.3 – Impressões sobre Experiência de Navegação - A Importância das Comunicações em Rede

Atividade 2.4 – Plano de aula

Disciplina Envolvida: Ciências – Meio Ambiente

Público Alvo: Alunos do 4º ano



Período de Execução: 01 aula



Objetivo:Interagir com a tecnologia, acessando Hipertextos e Hipermídias para conhecer e familiarizar-se com as novas tecnologias.

Descrição da Atividade:



Fomos para o laboratório de informática após a explicação da aula:

1. Pesquisar com a turma o tema Meio Ambiente“ Por Um Mundo Melhor"

2. Navegar no site Wikipédia, acessando os links sobre preservação do Meio Ambiente

3. Acessar se necessários outros sites relacionados ao tema e navegar pelos hipertextos para aprofundar conhecimentos sobre as ações desenvolvidas para a preservação.

4. Após a pesquisa realizada, foi confeccionado um Portfólio (pasta)com as dicas; como podemos contribuir para mantermos o meio ambiente preservado.

Listar vários hiperlinks relacionados ao assunto.

Foi uma aula muito interessantes onde todos puderam participar e contribuir.

A avaliação foi feita por observação da participação e o envolvimento dos alunos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário